Pular para o conteúdo principal

Qualidades vs Defeitos

Sempre que me pedem para dizer as minhas qualidades e os meus defeitos, deparo-me com uma espécie de bloqueio quando chega a vez das qualidades. Ao passo que os defeitos saem naturalmente, as qualidades ficam presas num recanto qualquer da mente e não há meio de sair.
Talvez porque não goste muito de falar de mim, talvez por modéstia ou por receio de, mais tarde, defraudar as expectativas de quem ouve, ou apenas porque ache que são mais os meus defeitos que as minhas capacidades.
Na verdade, é mais fácil identificarmos os nossos defeitos do que as qualidades e, por isso, enumerar apenas umas quantas coisas positivas em nós, torna-se difícil, ao passo que as más saltam cá para fora sem esforço.
E quando, num dia já de si mau, alguém nos faz sobressair esse nosso lado mais negro, vai tudo por água abaixo… Aí nem uma qualidadezinha que seja conseguimos encontrar!
Já fui segura de mim, já fui derrubada na minha segurança, já me achei com todas as capacidades, já achei que não valia grande coisa…
Acho que também tem um pouco a ver com as circunstâncias externas. Não podemos (e serve também para mim) é deixar que nos derrubem e que deitem por terra as nossas convicções. Porque não é o exterior que faz aquilo que somos, não podemos deixar que, quem está de fora, influencie a forma como nos avaliamos a nós próprios. Cada um vale o que vale, cada pessoa tem os seus defeitos e virtudes, apesar de uns penderem mais para um lado que outros.
Tenho muitos defeitos… Tenho algumas qualidades… O que procuro é que os defeitos não atrapalhem as qualidades e não se sobreponham a elas e que as qualidades me ajudem sempre a superar-me, a superar os obstáculos, a ser melhor do que fui ontem…
Acho que, apesar de tudo, temos que acreditar em nós mesmos, ou mostrar que acreditamos, para que essa confiança, mesmo que ténue, passe a mensagem de segurança cá para fora.
Se assim for, as fraquezas, se as tivermos, ficam acessíveis apenas se, e quando, nós quisermos e para com quem as quisermos partilhar.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras suspensas

Há dias em que as palavras nos faltam. Dias em que não conseguimos destrinçar o novelo dos pensamentos, nem encontrar aquele fio perdido que nos permite dar seguimento a uma simples frase.  Há momentos em que, simplesmente, não conseguimos traduzir aquilo que estamos a sentir.  Dias tristes, sem razão aparente, em que tudo está exatamente como ontem e, provavelmente, igual ao que estará amanhã. Não falta nada essencial, tudo o necessário, o estritamente necessário, está lá, mas falta tudo o resto.  Falta o calor, falta a luz, falta a brisa no rosto, falta a voz calma e calorosa que nos diz: "Vai ficar tudo bem." "Vai dar tudo certo." "Acredita!"  Nem todos os dias são bons.  Nem todos os dias são de esperança.  Há dias de saudade, de tristeza, de falta de esperança e de perspectivas para dar um passo em frente e seguir.  Há dias em que só apetece "estar".  Estar aqui, pairar pelo dia fora, sem fazer nada que contrarie o rumo qu

Novos tempos

 Vivemos dias estranhos.  Tempos em que deambulamos, tal fantasmas, tentando perceber os quês e os porquês, tentando decifrar o caminho mais seguro, tentando aprender os novos tempos que nos sufocam os gestos e a alma.  Ansiamos por liberdade, por abraços e afetos, por respirar o ar livre de quem sabe o amanhã risonho e seguro.  Por agora resta-nos continuar este trilho inseguro, com um nó no peito, entre o assustados e o expectantes, sem saber quais as verdades que nos estão reservadas.  Cabe-nos seguir com um misto de esperança e incerteza, precavidos e desalentados, com fé no futuro, mas receio nos dias, dando o melhor de nós a cada esquina.  A esperança permanece, por mais dura que seja a viagem. Apesar dos tempos em que nos dizem que as lonjuras são necessárias, esperamos pelo dia em que as distâncias se apaguem e os sorrisos nos voltem abertos e espontâneos, tal como os braços que não mais se fecharão.  Aguardamos pelas mesas, novamente cheias, de risos e gargalhadas, os espaços

Que mundo é este?

O mundo está imundo. Carregado de ódio, invadido por pessoas de mau carácter, ou sem carácter nenhum, cheio de gente desumana, que não valoriza a vida, nem a sua nem a de quem está próximo. Cada dia aumenta o desamor, o rancor, a raiva. Todos os dias sobe o desrespeito pelos outros, pela vida humana. Como é possível desrespeitar aquilo que temos de mais sagrado? Como é possível não olhar a meios para atingir o final que se quer? Como podemos viver num mundo onde o ódio cresce ao virar da esquina? Onde se mata quem deveríamos ter de mais precioso, apenas por cobiça, por mesquinhez, por egoísmo… Como podemos esperar um mundo melhor, se a cada dia que passa, morre mais uma mulher, vítima da maldade de quem um dia amou. O amor não é isto! O amor leva-nos a sermos melhores, a querermos o bem de quem amamos, a preferir sofrer no lugar dessa pessoa, a querer sempre o melhor para ela, mesmo que longe de nós… O amor não nos faz matar por ciúme, por egoísmo, por desejar alguém a